quarta-feira, 30 de março de 2011

Exkursion nach Ulm

Hallo!!
Pois então.. não postei sobre o segundo evento: get together com o Senior Service. Foi super legal, deu pra conversar bastante em alemão e fazer um novo amigo: Herr Müller, um senhor aposentado que passou a maior parte do tempo conversando comigo e com o Rodrigo e inclusive nos convidou para ir tomar um café na casa dele para conhecer o sistema de aquecimento à energia solar que ele mesmo construiu :) Ele também elogiou o meu alemão (com alguns erros de grámatica, é claro) hehehe e não posso tirar os créditos do Herr Baumann pela boa qualidade do meu alemão :)

Mas fiz este post especialmente pra falar sobre a Exkursion nach Ulm (terra natal do nosso querido Einstein) que fizemos no domingo. Na verdade, era só para BW-Stipendiaten, mas pudemos ir junto, contanto que pagássemos nossas despesas.
Mapa da cidade :)


Bom, na noite anterior já recebemos a feliz notícia de que na madrugada começaria o Sommer Zeit aqui na Europa (o que eu até agora não intendi, porque ainda não está nem quente), e isso significa uma hora a menos de sono, sendo que já teríamos que acordar às cinco da manhã.

Ulm Hbf
Acabei acordando uma hora antes do necessário porque meu querido Handy ajustou o horário sozinho, mas como meu computador ainda está no horário do Brasil, percebi este pequeno detalhe e voltei a dormir.. hahahah

Pünktlich um 6:57 saímos de Offenburg :) tivemos que ir até Karlsruhe, pegar outro Zug até Stuttgart, e então mais outro até Ulm. Und es hat 4 Stunden gedauert.

Na própria Hauptbahnhof encontramos o resto da galera (gente de todo lugar do mundo que estão fazendo intercâmbio aqui em Baden-Würtenberg com Stipendium hahahah)

Então fomos para uma Ausstellung chamada "Fake Holidays" von Reiner Riedler, com fotos bem divertidas, algumas vcs podem ver neste folheto aqui.
Fake Holidays

Depois da Ausstellung visitamos a Ulmer Münster. Esta igreja sobreviveu aos ataques da segunda guerra apenas com as janelas destruídas, wahrend tudo ao seu redor foi destruído. A Ulmer Münster a maior igreja evangélica da Alemanha e possui a torre mais alta do mundo.. Para subir são 768 andares e eu subi hahahahahahahahaha  Eu não estava nem na metade do caminho e já não aguentava mais, aí encontrei uma menina, a Guun (n sei se é assim que se escreve), que também estava sofrendo pra subir hehehe então fomos indo devagar, parando várias vezes conversando, tirando fotos.. :) Pena que estava chovendo, aí as fotos não ficaram tão boas, mas dá pra ter uma boa idéia de como foi. Depois que finalmente chegamos no chão, visitamos o interior da igreja. Tudo muito lindo, no estilo gótico.

 Não é nada fácil enquadrar o rosto e a torre, então vai duas fotos hahaha

Sorriso falso pra caramba, mas vamos lá, já passou da metade..

Apesar da neblina, valeu a pena

Dentro da igreja

Frente/lado da igreja :)


À título de curiosidade, o estado aqui é Baden-Würtemberg, a parte de Baden, que é onde eu estou, é a católica e a parte de Würtemberg é a evangélica. :)

Mas continuando, depois do almoço, fizemos um Tour pela cidade. Começamos pela antiga Rathaus, tudo muito bonitinho.. E ao lado desta construção, adivinha: uma construção nova e moderna, assim como ao lado da Ulmer Münster. Acredito que esta seja a parte mais legal da cidade, a forma como o neu e o altmodisch se combinam.
Historisches Rathaus
E do outro lado da rua...




























Continuamos andando mais um pouco e chegamos ao Donau, onde pudemos ver os muros que antigamente protegiam a cidade.
Muros de proteção
Donau














Andamos mais um pouco e encontramos algumas casas um pouco tortas hehehehehee
No caso da segunda, pelo que pude entender, o cara foi construindo de acordo com o terreno e quando ele percebeu que havia um declive, tentou arrumar, então, ficou um pouco torto hahahahahaha
Tátôto 1

Tátôto 2

A "Shiefes Haus", que é a mais torta do mundo, foi construída em 1443 e atualmente é um Hotel. Eu nunca me hospedaria em um lugar assim, ainda mais no último andar, mas se quiserem... Good Luck!!hahahahahaha
Tátôto 3

Tá muito tôto!!!!!!

Muito divertido, depois de olhar isso aí, tudo parecia torto hahahaha fiquei bêbada sem precisar beber :)

Pra voltar, foram mais 4 horas de viagem e então casinha e dormir :)

Pena que tivemos apenas uma tarde para visitar, havia tantas outras coisas interessantes pra se ver.

Bom, acho que pra hoje é só. Até a próxima!!

Beijos galera. E um especial pra ti, amor, te amo.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Einführung

Hallo Leute!!
Centro da Cidade
Depois de mais de duas semanas finalmente posso contar pra vocês um pouquinho sobre toda a minha aventura e as primeira impressões que tive daqui. Eu ia fazer isso por e-mail, mas acredito que por aqui seja muito mais fácil, quem não quiser saber o que se passa por aqui não precisa ficar com a caixa de e-mails sempre cheia.
Bom, vou tentar atualizar pelo menos uma vez por semana, mas não garanto nada hehehe
Como já fazem duas semanas que estou aqui, tem muito assunto pra por em dia, mas serei breve, pra vcs não enjoarem e nunca mais lerem isto aqui :)

O PRIMEIRO CONTATO
Acredito que o primeiro choque que tive foi quando cheguei no Aeroporto de Frankfurt, sem saber pra onde ir, não havia mais (quase) ninguém que falasse portugues, ou seja, era obrigada a falar Alemão ou Inglês pra encontrar minhas malas hehehe. Mas graças à Deus existe uma tal de Mercedes que manda funcionários pra cá hehehe então tive a ajuda de um brasileiro pra encontrar minhas bagagens hahahaha Tarefa 1: OK
Depois do tal do aeroporto, tentar descobrir um meio de chegar ao Hauptbahnhof de Frankfurt (sim, eu n sabia que dava pra pegar trem pra Offenburg de dentro do Aeroporto). Mas aí fui de taxi, bem de boa, conversando com o taxista hehehehehe Tarefa 2: OK
Então, cheguei no Hauptbahnhof e fui pegar minha passagem, meio perdida, mas fui. A mulher me explicou umas 128120183432 vezes que eu tinha que ir pro Gleis 9, e então eu fui pro Gleis 9 e esperei 3 horas lá.. num frio de rachar, mas com medo de ir mto longe e com dificuldade em carregar as minhas coisas.. Nem no banheiro não pude ir pq tinha que descer escadas e isso era meio impossível com toda a bugigangaiada que eu trouxe.. mas td bem. Tarefa 3: OK
Cheguei às 20:27 aqui em Offenburg com fome e cansada, nem conseguia falar direito alemão.. hahahaha
No outro dia, conheci os outros brasileiros que estavam aqui já há alguns dias e, como meu tutor foi viajar, me ajudaram (ou tentaram) com todos os lugares que eu precisava ir aqui..
Austausch Studenten in Offenburg
Mas, porém, entretanto, todavia, as coisas não foram tão fáceis pra mim quanto foram pra todas as outras pessoas (gente sortuda é outra história). Levei DUAS semanas pra conseguir fazer quase tudo, entweder alguém ficava doente e n podia me atender, oder faltava algum papel, oder estragava alguma coisa, mas sempre tinha alguma coisa.. Até meu Handy novinho com uma semana de uso pagou o preço por ser meu: caiu do quarto andar no meio das escadas (é.. nunca mais levo nada que quebre no bolso). Mas enfim, minha sorte está mudando aos pouquinhos.

 A PRIMEIRA IDA AO SUPERMARKT
Fuβweg nach die Stadtmitte
Adoro ir ao supermercado aqui. hahahahahaha. No primeiro dia cada coisa que eu olhava eu ficava espantada com como aqui é mais barato, tem coisas que até da gosto de converter hehehe. Vinhos, cervejas, chocolates, pringles, tudo mto barato.. Uma das bebidas mais caras é a "Pitú", conhecem? aquela cachaça fuleiriiinha de 5 pila?? aqui tá 10 euros... hahahahaha
Me divirto demais no Supermarkt..

A PRIMEIRA AULA
Depois de conseguir tentar organizar um pouco meus horários chegou a hora de ir pras aulinhas. Primeira aula da segunda feira: Chemische Reaktionstechnik..
Schrecklich!!!
O professor falava com ele mesmo, rápido pra caramba e ainda não parava de escrever alguma coisa indecifrável no Taffel. Quando eu tentava decifrar alguma coisa escrita, me perdia no que ele falava.. As únicas palavras que eu entendi de uma hora e meia de aula foram: Reaktoren, Reaktion e Katalysatoren.
Mas ele pelo menos parecia ser engraçado, os meus coleguinhas riram várias vezes, mas não me pergunte pq..

O PRIMEIRO EVENTO
André, Eu, Gabriel, Rodrigo, Jonatas
Ao final da primeira semana de aula, teve uma Campus Party. A festa foi dentro da universidade, com cerveja, duas bandas e uns outros caras pirados tentando fazer música com uma furadeira (loucuuuura).
Foi divertido.. E nós, brasileiros em Offenburg, marcamos presença :)

O segundo evento foi ontem à noite, mas este merece também um post especial (até porque está fresquinho ainda na memória).

Enfim.. ouvi tantas vezes a palavra Einführung na primeira semana que achei que ela merecia estar no título.
Mas definitivamente a palavra mais legal foi: Schüttschichtfilter, mas essa só conheci na segunda semana hahahaha
Vista da minha janela

Como boa turista e uma pessoa sem muitas coisas pra fazer, saí algumas vezes também pra conhecer a cidade e tirar algumas fotos nos finais de semana e coloquei algumas ao longo do texto hahahahah (estão bem nada a ver, mas o que vale é a intensão)

Mas acho que por hoje é só, amanhã continua... com mais alguns detalhes das primeiras semanas aqui.